Treinos Físicos, e o que comer antes ou depois dos treinos físicos é um assunto muito discutido por quem mantém uma vida ativa de exercícios. Uma das opções são as frutas. Não é novidade para ninguém que as frutas são uma ótima fonte de nutrientes.

As vantagens são inúmeras, mas podemos citar algumas como seu poder de hidratação, de aumentar a resistência imunológica do organismo, de reduzir lesões musculares e câimbras.

Mas se o seu objetivo é usar as frutas como suplementação para os treinos você deve prestar atenção ao escolher o tipo de fruta e o momento em que vai consumi-la. Antes do treino é melhor apostar em frutas de baixo índice glicêmico. Índice glicêmico é o indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea, conhecer este conceito é importante para controlar a glicêmia do sangue, especialmente no caso dos diabéticos, mas também pra quem quer fazer dieta ou pratica esporte.

Já para depois do treino opte pelas frutas com alto índice glicêmico, pois estas irão fornecer mais energia de forma imediata para que você se recupere do desgaste proveniente do exercício físico. A seguir listamos algumas frutas de alto e baixo índice glicêmico.

Baixo índice glicêmico

  • Amoras doces
  • Ameixa
  • Pêssego
  • Ameixa seca
  • Damasco
  • Peras
  • Maçãs
  • Morango
  • Uva
  • Laranja

Alto índice glicêmico

  • Melancia
  • Abacaxi
  • Meão Cantaloup
  • Passas
  • Papaia
  • Kiwi
  • Manga
  • Banana

Agora você já tem um guia do que comer antes ou depois dos seus treinos físicos, ainda mais se forem as deliciosas frutas.

Fonte: Revista Exame, Site Sua Corrida e Tips4life.