Lanche da tarde: veja a comparação e as vantagens da substituição de alguns alimentos.

Muitas vezes ouvimos falarem que alguns alimentos podem ser substituídos por outros similares, ou até iguais, contendo muito menos gorduras, açúcares e calorias. A dificuldade sempre fica na hora de fazer essa substituição por falta de informação, tempo ou até mesmo por achar que custa mais caro.

Abaixo listamos algumas substituições bem simples e que podem mudar seus hábitos no dia a dia para uma alimentação mais saudável:

 Misto tradicional (254 Kcal) X Misto light (167 Kcal)

Queijos amarelos e presunto concentram mais  sódio, gordura saturada e calorias do que ricota e peito de peru.

 Pão de batata (189 Kcal)x Pão de queijo (80 Kcal)

Por ter recheio e ser mais massudo, o pão de batata é também mais calórico que o pão de queijo. Mas cuidado para não exagerar, porque a gente sabe que eles são uma delícia.

 Batata frita (25g têm 141 Kcal) x Chips de abobrinha assada (25g têm 60 Kcal)

Pode ser frita, a primeira acumula muito mais gordura, enquanto que a abobrinha assada é tão gostosa quanto, mas tem bem mais nutrientes.

 Azeitona preta (50g têm 97 Kcal) x Azeitona verde (50 têm 68 Kcal)

Originalmente, a azeitona é um fruto bem nutritivo. O problema é que acba em potes de conserva lotados de sal. O resultado é o acúmulo de sódio aos notes, o que não cai bem em uma dieta saudável. Como azeitona verde apresenta menor teor de sódio e mais minerais, vale a pena trocar.