Nosso corpo sempre reage de acordo com o tratamento que recebe. Por isso mesmo é importante adquirir hábitos e dietas saudáveis simples que devemos cultivar. Seu corpo e sua mente agradecem!

Incluindo hábitos e Dietas saudáveis no seu cotidiano, você mantém sua saúde física e mental, melhora a autoestima, ameniza os sintomas da depressão e da ansiedade, reduz os riscos de doenças cardíacas e fortalece o organismo, aumentando sensivelmente sua qualidade de vida.Hábitos e Dietas saudáveis

Confira uma lista com 11 hábitos para você levar uma vida mais saudável:

1 – Alimente-se corretamente:

Inclua em sua dieta as frutas, verduras e fibras (como a linhaça ou aveia), esses alimentos contêm vitaminas e sais minerais que ajudam a manter os olhos saudáveis, além de ajudar para o bom funcionamento do organismo. Equilibre açúcares, gorduras, proteínas e carboidratos, e evite o excesso frituras, doces e congelados com muito sódio.

2 – Dedique mais tempo para as amizades:

Uma conversa bem descontraída com um amigo, faz muito bem pra nossa saúde! Dê mais risadas, já está comprovado que o sorriso é uma ótima terapia contra o stress e ansiedade, então vamos rir até de nós mesmo.

3 – Mexa-se

Se você ainda não tem o hábito de praticar exercícios regularmente, inclua caminhadas ainda que por alguns minutos por dia; qualquer exercício é melhor do que não fazer exercícios nenhum. Exercícios físicos ativam a circulação, revigoram o corpo e fornecem energia. Está provado que o sedentarismo é um vilão para o corpo e também para a mente.

4 – Beba mais água:

Beba de 1,5 a 2 litros de água por dia, isso contribui para o bom funcionamento do organismo!

Muitos problemas de saúde podem ser evitados com o hábito de beber 2 litros de água por dia, no mínimo, se manter hidratado e com a pele vistosa. Além disso, a água é uma forte aliada para quem deseja emagrecer, o seu consumo induz a sensação de saciedade.

Segundo o nutricionista esportivo Gabriel Cairo Nunes, manter o hábito de beber água contribui para o bom funcionamento do organismo.

“Isso não só ajuda a manter a pele saudável como também influencia na formação de ácidos graxos, responsáveis pela manutenção e lubrificação da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e de outros microrganismos. Além de construir uma barreira de proteção contra os agentes externos” explica!

5 – Atenção com sua postura:

Com a correria do dia a dia, acabamos esquecendo de nossa postura. Por isso, procure sempre adotar uma posição adequada durante o trabalho. Dedique alguns momentos para alongamentos, esticar os músculos ajudam a evitar dores nas costas, ombros, braços, pescoço e cabeça.

Procure adotar uma posição adequada no escritório. As cadeiras incômodas podem fazer com que você termine em uma visita ao ortopedista. Disponibilize alguns momentos para esticar os músculos durante a sua jornada laboral.

6 – Diminua o stress, Relaxe e descanse:

Separe um tempo para descansar, relaxar e esquecer de tudo. O corpo humano necessita de um período que vai de 6 a 8 horas, para se recuperar das atividades diárias. A falta de sono está vinculada ao prejuízo do corpo e da mente, uma noite bem dormida repõe todas as energias.

Evite se stressar, ele é um dos grandes causadores de doenças. Tente relevar, compreender ou até mesmo ignorar, e faça exercícios de respiração, relaxamento e meditação.

7 – Chega de cigarro e o álcool:

Além do consumo de qualquer droga, poder levar a outra, ambos dificultam o desempenho de atividades em geral. O tabagismo quando associado com álcool, tende a triplicar seus efeitos, podendo causar graves doenças. No caso da visão, pode afetar o nervo ótico, e aumenta o risco de cataratas e degenerescência macular.

Evite substâncias que prejudiquem a sua saúde

Fumar e beber muito são fatores importantes para o surgimento de doenças dos pulmões, coração e circulação, câncer, acidentes automobilísticos, e acidentes domésticos. As drogas são capazes de levar a dependências que podem acabar por levar à deterioração física e mental da pessoa.

8 – Visite seu oftalmologista regularmente:

Cuidar da visão representa prevenir problemas futuros. Doenças como o glaucoma, retinopatia diabética, degeneração da mácula, catarata, descolamento da retina, entre outras, são graves causas de perda da visão e evoluem sem que o portador perceba os seus sinais. Por isso, recomenda-se 1 vez por ano visitar seu oftalmologista, e se prevenir de doenças, com simples exames clínicos.

9 – Levante sua auto-estima:

Faça tudo que te faz feliz! Sentir-se agradável com relação aos outros, aumenta a produção de endorfinas, responsáveis pela nossa felicidade.

10 – Exercício Mental

Mantenha o cérebro ativo tanto quanto seu corpo. Atividades que envolvam a ajuda às pessoas (trabalho social) pode dar sentido à vida, e ajudar a preencher a solidão e a combater a depressão. O envolvimento com uma crença (religião) parece ser benéfico na prevenção das doenças.

11 – Use óculos de sol e protetor solar:

Sempre que estiver exposto em atividades ao ar livre, use óculos de sol (preferência para modelos que bloqueiam 99-100% radiações UV). Não esqueça também do filtro solar, o uso diário evita o câncer de pele, e o envelhecimento precoce.

Hábitos e Dietas